No artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre a bronquiolite.

O que é a bronquiolite? Por definição, é o primeiro episódio de chiado no peito que ocorre antes dos 2 anos de idade.

O que causa a bronquiolite? Ela é causada por vírus respiratórios, aqueles que acarretam gripe ou resfriado nos adultos, em alguns bebês pode desencadear a bronquiolite, que é a inflamação dos bronquíolos (os bronquíolos são a continuação dos brônquios). Essa inflamação faz com que esses bronquíolos fiquem mais inchados e produzam mais secreção que o normal, dificultando a passagem de ar por eles. Isso desencadeia o “barulho” que ouvimos, o chiado, assim como a dificuldade para respirar.

 Além disso, o vírus causa irritação na via aérea, desencadeando a tosse, que pode ser seguida de vômito, eventualmente vômito com secreção (catarro).

Os vírus, ainda, podem ocasionar febre, da mesma maneira que ocorre quando ficamos gripados, sem que isso signifique que haja infecção por bactérias.

Devemos lembrar, também, que os vírus causam secreção no nariz do bebê, o que leva a obstrução nasal, determinando importante desconforto e dificuldade para respirar, já que os bebês não sabem respirar pela boca.

Agora você já sabe o que é bronquiolite!


Caso queria saber mais sobre o assunto, leia nossos outros artigos!


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail drajuliana@pneumologiapelotas.com.br


Até o próximo!


Dra. Juliana Seibert

Pneumologia Infantil - CRM RS 35958

(53) 3227-2035

www.pneumologiapelotas.com.br