Estamos em plena "temporada" de vírus, e com eles, de  bronquiolite.


Vou te ensinar  3 medidas simples  que podem  ajudar muito seu bebê durante um episódio de bronquiolite.


Aqui vão os 3 passos: 

1- Lavar o nariz do bebê com soro fisiológico MUITAS vezes ao dia, principalmente antes de mamar e antes de dormir;

2- Alimentação oferecida aos poucos e com cuidado, para evitar que o bebê se engasgue. Não se preocupe, o bebê vai comer/mamar menos durante um episódio de bronquiolite. Repare se seus lábios estão brilhosos e úmidos, isso é sinal de que ele está bem hidratado;

3- Levantar a cabeceira da cama para aliviar a obstrução nasal ao deitar, sempre colocando algo para segurar o bumbum, senão ele irá escorregar. Para elevar a cabeceira pode-se colocar travesseiro, cobertor ou outro objeto embaixo do colchão. Nunca coloque travesseiro na cama, especialmente para bebês com menos de 2 anos.


A bronquiolite tem um curso auto-limitado, isso é, as defesas do seu bebê é que vão curar a doença, o que costuma levar de 7 a 14 dias. . Enquanto ele faz isso, precisamos dar suporte como citado nos passos 1, 2 e 3. 


Caso você ache que seu filho está com bronquiolite, o seu pediatra ou pneumologista infantil deve ser procurado para que ele seja examinado. Esse artigo é somente um auxílio para o tratamento em domicílio.


Quer ver mais dicas sobre bronquiolite? Visite meu blog clicando AQUI


Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho, visite meu site clicando AQUI


Dra. Juliana Seibert

Pneumologista Infantil - CRM RS 35958